Como aprender outro idioma sem sair de casa {Dicas}

22:54

Hola! Já tem algum tempo que eu estou tentando tirar esse post do papel, na realidade não é só um e sim uma série de posts que vão ajudar você que tem muita vontade de aprender outro idioma, mas não gosta de ir no cursinho ou não gosta do método deles, ou não tem grana mesmo.
Eu nunca frequentei um curso pra aprender outro idioma, entretanto, consigo escrever e compreender muito bem o inglês e arrisco falar alguma coisa com o meu inglês abrasileirado.
Conheço amigos que não se adaptaram ao método de ensino de cursos considerados muito bons por aqui, e outros que não aprenderam o que deveriam ter aprendido. 
Então, hoje vou compartilhar com vocês, como eu aprendi outro idioma sem sair de casa! 

community school study studying

Pode ser clichê, mas você só aprende se ouvir.
Eu ouço músicas internacionais desde que me entendo por gente, até quando não sabia se a música estava me xingando ou falando algo bonito, já ficava balbuciando o que conseguia captar. 
Hoje, sempre que ouço uma música, tento captar o máximo de palavras que consigo, e assim, na grande maioria das vezes consigo fazer a tradução de 90% dela.
Você só fala o que fala hoje, porque quando era um bebezinho fofinho ficaram repetindo e repetindo palavras e frases, até que você conseguisse falar direito, e com outro idioma não seria diferente.

Ainda falando sobre músicas, leia enquanto escuta.
Hoje em dia quando quero melhorar minha fala, leio enquanto ouço a música, e isso se repete por várias vezes até que eu consiga falar direitinho. Isso ajuda muito, porque você está ouvindo alguém falar, então quando você for conversar com alguém, já vai ter noção de como é a pronuncia daquela palavra. 


Esqueça filmes e séries dublados.
Sério, tem uns filmes que a dublagem é tão sem noção que eu me pergunto porque cargas d'água eles deixaram isso ir pro ar. Mas a verdade é que assistir filmes e séries no idioma que você quer se aperfeiçoar vai treinar sua audição, é como eu disse no tópico anterior, você já vai ter noção de como é a pronuncia da palavra, vai saber se pode empregá-la no contexto que está ocorrendo a conversa. 

Entender é muito maias fácil que escrever
Se você fizer os três tópicos acima direitinho, vai perceber que entender a conversa de alguém é muito mais fácil do que escrever uma simples carta em outro idioma. Tudo isso ocorre justamente porque nossa audição quando devidamente treinada nos faz absorver coisas sem que percebamos. Você vai começar a entender o que as músicas estão dizendo sem se esforçar tanto pra encaixar as palavras, e com o tempo vai assistir a série e pintar as unhas sem precisar voltar pra entender o que o personagem quis dizer. 
Bom, eu não quero que esse post fique muito grande, por isso o dividi em algumas partes. Espero que vocês tenham gostado das dicas, eu sei que elas são um pouco clichês demais, porém foi com esses clichês que eu aprendi tudo o que eu sei de inglês. E se eu consegui, pode ter certeza que você também consegue!

Beijos e até a próxima!

Você também poderá gostar de

31 comentários

  1. Eu sempre tive vontade de aprender outro idioma, mas o tempo e o dinheiro não deixam. Já tenho um pouco de dificuldade de aprender sozinha, prefiro a aula convencional entretanto eu concordo plenamente com que disse a respeito das músicas e filmes. E fico pasma, meu filho é doido para aprender inglês e você acredita que ele ver as séries deles legendadas??? Ele me supera, eu assisto dublado e o garoto me passa a perna, que vergonha, acho que ele tem mais aptidão para o inglês do que eu. Os jogos também ajudam, ele procura a tradução dos comandos para passar de fases.
    Pode ser também que eu não tenha me dedicado o suficiente, quero um dia tentar.
    Gostei muito do post, da sua visão do assunto. Parabéns pela forma como fez, a linguagem bem simples e que atrai o leitor. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não existe isso de aptidão, existe mesmo é dedicação e estudo!
      Muito obrigada ❤️ Fico muito feliz que tenha gostado

      Excluir
  2. Músicas, filmes e séries sem dublagem, e até arriscar ler textos em outros idiomas (com um dicionário do lado hehe) ajudam pra caramba! Aprendi espanhol com muita facilidade na época de Rebelde por conta das músicas da RBD!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deveria ter aproveitado essa fase, hoje em dia preciso mais do espanhol do que do inglês.

      Excluir
  3. Eu estudo inglês por conta e notei que ver series e filmes legendados me ajudaram muito, queria ter começado antes. Tenho dificuldade na parte de entender ouvindo, lendo eu consigo bem melhor. Vou aplicar mais intensamente as suas dicas.

    Muito obrigada, ansiosa pelos próximos!
    Beijosss,
    Pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado das dicas, fiz com muito carinho!

      Excluir
  4. Acho importantíssssssssssimo!!!
    Eu já tentei e consegui muita coisa estudando sozinha em casa! Tentei até a aprender francês uma época, somente eu e um dicionario!
    Depois tentei aprender finlandês, mas aquela lingua é quase impossível ahahhaa!
    Com o trampo e facul, me fez ficar longe desses estudos paralelos, mas você deu ótimas dicas, até porque, nem sempre dá pra pagar um curso caro e em casa mesmo existem opções que nos poupam o tempo e alguns gastos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finlandês ? Nossssssa!!! Esse eu nunca tentei.
      Fico feliz que você tenha gostado das dicas!

      Excluir
  5. Eu já tentei tuuuuuudo isso e o inglês disse, não entro e pronto, eu só ouço coisas embaralhadas, eu não consigo captar nada e isso é frustrante, no curso eu tb não me sai bem, eu sou mega insegura e não consigo me expressar fazendo algo que não domino, eu não consigo tentar nem com meu marido que sabe inglês num nivel legal, eu erro ele corrige, eu travo e não tento mais. Q droga, vou tentar me esforçar mais eu quero aprender, mas o tico e o teco não ajudam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que dificuldade :( mas não desiste não que uma hora você ganha e ele entra! Hahahaah

      Excluir
  6. Acho que músicas, filmes e séries ajudam bastante a melhorarmos o nosso inglês. Eu fiz curso durante um bom tempo mas acabei parando porque fui ficando sem tempo. Sou doida pra voltar, gosto muito de ouvir músicas em inglês porque me ajudam a não esquecer muito as palavras. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lindinha, concordo com todas essas dicas que você deu! Sou professora de inglês, mas sempre reforço com meus alunos que a aula somente não basta. Aula é pra auxiliar o aluno, explanar coisas e solucionar dúvidas, principalmente de aspectos gramaticais e da pronúncia. Só temos que lembrar de tomar cuidado com o que é formal/informal, os vícios de linguagem que muitos cantores possuem, entre outras coisas... Enfim, mas super recomendo excluir filme dublado da vida (pra quem tem o propósito de aprender a língua estrangeira), antes de ser professora e aprimorar meu inglês no curso de licenciatura, eu fazia tudo isso que você disse. Foram essas coisas que me inspiraram a cursar licenciatura em língua inglesa. Ouvia inglês desde os 4 anos, com a família de uma amiga americana, escutava músicas e até hoje músicas internacionais compõe 90% do meu repertório, filmes e séries dubladas basicamente nunca e muitas vezes procuro por a legenda em inglês também!
    Fiz um ano de curso de alemão e aprendi muita coisa, mas como fiquei parada, sem por em prática, hoje em dia me lembro pouco, creio que seu eu tivesse seguido essas dicas enquanto fazia o curso, meu alemão seria ao menos 50%.
    Desculpa o comentário longo, é que me empolgo com esse assunto. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, eu amo comentários longos ❤️ Que bacana você ser da área e ter gostado das minhas dicas, sinto que estou no caminho certo. Muito obrigada!!

      Excluir
  8. Essas dicas são realmente muito válidas. Eu quero fazer curso de inglês no ano que vem (e também de norueguês!), mas eu tenho treinar em casa enquanto isso. A coisa que eu mais faço é, com certeza, ouvir musicas e acompanhar a letra :) além de eu adorar fazer isso, vou praticando também hehe.

    Ótimo post <3 beijos.

    ResponderExcluir
  9. Essas dicas são muito válidas! Eu adoro inglês, então sempre tive muita facilidade para aprender. Claro que um curso ajudou muito, mas só o curso também não garante que você entenda tudo 100%. As minhas professoras sempre diziam para treinarmos em casa também, lendo livros em ingles, assistindo filmes sem legenda ou com a legenda em inglês. Escutar música também ajuda. Adorei o post! Beijooos

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas! Eu aprendi com seriados e música ;3 foi ótimo! Recomendo o seriado friends, alias, é facil de entener <3

    ResponderExcluir
  11. Pode continuar com posts assim que irei ler todos ♥
    Eu estou tentando treinar em casa, e tudo isso ajuda.
    Confesso que não consigo deixar de assistir algumas séries dubladas porque a voz dos dubladores são meus xodós haha <3
    Adorei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério ? Hahaha eu não gosto nem um pouco. Só assisto porque meu namorado insiste muito!

      Excluir
  12. Não vou perder os próximos post eu tenho muita vontade de aprender inglês,espanhol e francês mais uma coisa de cada vez acho lindo as musicas em inglês agente nem sabe o que eles estão cantando mais tudo fica lindo junto com a melodia curti muito o post sucesso

    ResponderExcluir
  13. Eu sou professora de inglês e trabalho em uma escola que tem um método muito dinâmico e diferente, pois ele se baseia na repetição. Todos os dias os alunos fazem revisão do que já foi visto alguns dias passados e aprendem novas palavras e o resultado é fantástico. Todas as suas dicas são super válidas pois para entender uma nova língua precisamos primeiramente saber ouvi-lá. Beijo,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ver que você é da área e gostou das minhas dicas! Muito obrigada ❤️

      Excluir
  14. Precisa mesmo, você vai ver como fica fácil depois.

    ResponderExcluir
  15. Hey, linda! Amei suas dicas e acredite pratico todas elas em casa. Me esforço ao máximo para aprender. Acho que aprender sozinha do jeito que você quer é muito mais legal. Ótimo post. beijos :)

    ResponderExcluir
  16. Cara que bacana, seu post é muito útil!
    Eu queria muito aprender inglês, mas na escola é muito básico, então decidi começar a estudar por conta própria. Com ajuda de amigos, músicas e série deu para aprender bastante de coisa, no começo eu usava o Duolingo e era super útil, recomendo até hoje.
    Adorei as dicas e o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre tive problemas para me concentrar em qualquer sala de aula, entao desde nova comecei a "desenvolver métodos" para aprender as coisas sozinha. Tudo muito adaptado a mim, sabe? Acho que se conhecer é importante também. Eu aprendi inglês e alemao sozinha. Nunca tive dificuldade com os idiomas (também pretendo falar sobre esse processo depois), pra mim a maior dificuldade é nao me autosabotar com a procrastinacao. É muito fácil deixar tudo pra amanha e amanha nunca chega rs. O pior de fazer isso é que você acaba regredindo no que aprendeu e quando volta a estudar parece que nao está aprendendo nada, mas na verdade é porque você nao está sendo constante, dá um passo a frente e dois atrás. Enfim, idiomas nao sao meu problema, acho fácil aprender sozinha. Difícil é me controlar para nao deixar pra depois.

    ResponderExcluir
  18. Ele tem memória auditiva igual a mim :D

    ResponderExcluir